CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Agricultura 15/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE, AQUICULTURA E PESCA LANÇAMENTO E ENTREGA DAS SEMENTES PARA O PROGRAMA OURO BRANCO

O Governo Municipal de Orós, em parceria com a Secretaria Municipal da Agricultura, Meio Ambiente, Aquicultura e Pesca, APAECE, EMATERCE, SDA, ADAGRI e UFCA, celebra o lançamento e entrega das sementes para o Programa Ouro Branco. Uma iniciativa que visa resgatar a grandiosa história do algodão em nosso município. Hoje, plantamos as sementes do futuro para colhermos juntos os frutos do desenvolvimento sustentável. Neste início do programa, estamos beneficiando 40 agricultores de diversas comunidades.

#Administração 09/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE, AQUICULTURA E PESCA Município de Orós recebe trator agrícola do governo do Estado

Facilitar a vida da nossa gente, promovendo ações que contribuam para melhoria da produção rural. Com esse objetivo, o prefeito Zé Rubens juntamente com o ex-prefeito Simão Pedro, vice-prefeita Geane Oliveira e o Secretário de Agricultura João Filho estiveram na quinta-feira (09) em Fortaleza, na sede da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), para receber um trator agrícola novo.

A ação faz parte de um investimento de cerca de R$ 400 milhões para a agricultura cearense, lançado em março de 2022 pelo Governo do Estado do Ceará.

O prefeito Zé Rubens enfatizou a importância do equipamento e a parceria com o Governo do Ceará. "O equipamento será de extrema importância. É pra você, agricultor oroense. É mais uma conquista da nossa gestão, no sentido de beneficiar os agricultores e auxiliar nos programas do Governo Municipal de Orós. ".

#Administração 18/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE, AQUICULTURA E PESCA LIBERADO O GARANTIA SAFRA 2022 PARA OS AGRICULTORES OROENSES

LISTA DO GARANTIA SAFRA ORÓS - 2022

<iframe style="width: 100%; height: 600px; " src='https://oros.ce.gov.br/arquivos/1036/CHAMADA%20PUBLICA__2023_0000001.pdf'></iframe>

#Agricultura 10/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE, AQUICULTURA E PESCA AGRICULTORES OROENSES RECEBEM 222 TÍTULOS DE PROPRIEDADES RURAIS

O Governo do Ceará juntamente com o Governo Municipal de Orós, através da secretaria municipal da agricultura, meio ambiente, aquicultura e pesca e o Idace realizaram entrega de títulos de propriedade rural do Programa de Regularização Fundiária. Ao todo foram entregues 222 posses definitivas de terra.

O objetivo é assegurar aos produtores rurais o acesso ao crédito bancário e a outros benefícios, pois muitos proprietários não têm o documento da terra, isto é, o título de propriedade.

#Administração 26/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE, AQUICULTURA E PESCA PREFEITO ZÉ RUBENS PROTOCOLA OFICIOS NA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E NA SOP

O prefeito Zé Rubens juntamente com o Secretário da Agricultura, Meio Ambiente, Aquicultura e Pesca estiveram na Secretaria do Desenvolvimento Agrário para tratar do peixamento de alevinos para os açudes do município de Orós e a liberação de todos os títulos de terras que estão prontos para serem entregues aos agricultores do município.

O prefeito também protocolou na SOP, o oficio solicitando a execução da obra do asfalto do programa SINALIZE no distrito de palestina e na sede do município de Orós e no Detran solicitando a liberação do REFIS do município de Orós.

#Agricultura 05/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE, AQUICULTURA E PESCA SECRETARIA DE AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE, AQUICULTURA E PESCA REALIZA ENTREGA DOS BOLETOS DO PROGRAMA GARANTIA SAFRA 202

A Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Aquicultura e Pesca começou nesta terça-feira (04) a entrega dos boletos do programa Garantia Safra 2021/2022 (Os boletos poderão ser pagos até o dia 20 de janeiro) para os agricultores da sede e da zona rural do município de Orós.

O Garantia-Safra foi criado em 2002 e está vinculado à Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário. O benefício social garante ao agricultor familiar o recebimento de um auxílio pecuniário, por tempo determinado, em caso de perda da safra em razão do fenômeno da estiagem ou do excesso hídrico.

O programa é destinado a agricultores familiares cuja renda média bruta mensal, nos 12 meses que antecederam à inscrição, não supere um salário mínimo e meio, excluídos os benefícios previdenciários rurais. Para ter direito aos recursos é necessário aderir ao programa, o que sempre é feito sempre antes da realização do plantio. O benefício só é liberado quando for decretada situação de emergência ou de calamidade pública (por parte do município) reconhecida pela Secretaria de Defesa Civil do Governo Federal.

Outra situação que garante direito ao benefício ocorre quando constatada perda de, pelo menos, 50% do plantio.

#Agricultura 03/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE, AQUICULTURA E PESCA PAGAMENTO DO BOLETO DO GARANTIA SAFRA

Informamos aos agricultores do município de Orós que estão inscritos no Garantia Safra 2020/2021, que os boletos já estão disponíveis na Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Aquicultura e Pesca com vencimento prorrogado até 19/02/2021.

#Administração 27/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE, AQUICULTURA E PESCA PREFEITO ZÉ RUBENS PARTICIPA DE REUNIÃO SOBRE O PROJETO SÃO JOSÉ IV
#Agricultura 26/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE, AQUICULTURA E PESCA ORÓS ENTREGA MAIS DE 30 TONELADAS DE SEMENTES SELECIONADAS

Mais de 30 toneladas de sementes do Programa Hora de Plantar foram entregues durante o dia 18 a 22 de Janeiro, em Orós, pelo Governo Municipal, administração O desenvolvimento continua, através da secretaria municipal da agricultura, meio ambiente, aquicultura e pesca beneficiando mais 750 agricultores .

O prefeito Zé Rubens destacou a importância de "começar cedo à distribuição para aproveitar as primeiras chuvas. A novidade este ano foi o local de distribuição pois possibilitou as pessoas a seguirem as orientações da OMS", destacou.


O Programa Hora de Plantar é uma parceria da gestão Pra Cuidar de Você, com o Governo do Ceará através da SDA - Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado e distribui sementes de milho híbrido e sorgo, selecionadas para agricultores, devidamente cadastrados no programa.

#Administração 15/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE, AQUICULTURA E PESCA ENTREGA DAS SEMENTES DO PROGRAMA HORA DE PLANTAR NO MUNICÍPIO DE ORÓS TERÁ INÍCIO NESTA SEGUNDA-FEIRA (18)

A entrega das sementes do Programa Hora de Plantar, parceria do Governo Municipal de Orós, através da Secretaria Municipal de Agricultura com a EMATERCE acontece a partir de segunda (18). A entrega das sementes acontecerá no Ginásio Aécio de Borba de acordo com o seguinte calendário na imagem a seguir.

Os beneficiários deverão comparecer ao local a partir das 7h30 utilizando máscara.

Para maior segurança de todos o local terá espaços demarcados para os agricultores se acomodarem, evitando assim aglomeração. Estará sendo disponibilizado álcool em gel no local para higienização, além de uma técnica de enfermagem fazendo a aferição de temperatura.

#Administração 14/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE, AQUICULTURA E PESCA ATENÇÃO PECUARISTAS E PRODUTORES DE LEITE DO MUNICÍPIO DE ORÓS

A Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Aquicultura e Pesca informa que está iniciando neste mês de janeiro levantamento junto aos produtores de leite para coletar informações e traçar um perfil da bacia leiteira no município. As informações coletadas serão fundamentais para as futuras estratégias a serem desenvolvidas para o setor. Receba os nossos técnicos e colabore prestando as informações solicitadas.

Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Aquicultura e Pesca.

Governo Municipal de Orós "O desenvolvimento continua".

#MeioAmbiente 01/12/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE, AQUICULTURA E PESCA ORÓS É NOTA MÁXIMA NO IQM 2020

O município de Orós atingiu pelo segundo ano consecutivo nota máxima no Índice Municipal de Qualidade do Meio Ambiente (IQM), instituído pelo decreto n.° 29.306, de 5 de junho de 2008, e que é um dos critérios de repartição do repasse do ICMS do Ceará para os municípios.

De acordo com o decreto, para os municípios que atendem aos critérios do IQM, dispostos no decreto, são destinados 2% do ICMS.

Anualmente, os municípios preenchem o formulário do IQM e em seguida são visitados por técnicos do Governo do Estado do Ceará para a apuração do mesmo. Durante a visita, ocorre a entrevista para verificação dos critérios para repasse.

Com a nota máxima, o município receberá parte dos 2% do ICMS arrecadados pelo Estado do Ceará, convertido em ICMS Ecológico e rateado entre os Municípios cearenses que atingiram a meta.

www.oros.ce.gov.br
Emitido dia 25/04/2024 às 13:49:22